sexta-feira, 13 de março de 2015

CT #12 , A Hora da Verdade: Construindo uma Equipe




Bom dia, boa tarde e boa noite a todos. Venho, por pedido de nosso senhor Dênis, fazer minha primeira postagem aqui no blog, e trazer algumas dicas de como montar seu time.

 Com todo o assunto visto nos últimos posts, aprendemos como funcionam os mecanismos mais importantes de Pokémon, desde treinamento de EV, até as categorias dos monstrinhos. E agora é hora de colher os frutos desse treinamente e aplicá-los na parte mais única, divertida(e ao mesmo tempo extremamente estressante), e difícil, a escolha de uma equipe. 



Eu não vim aqui para dizer que Pokémon você deve ou não deve usar. Meu conhecimento é limitado, não estou a muito tempo no jogo competitivo, mas vou tentar ajudar da melhor forma que consigo.
Primeiramente, há diversos meios de se montar uma equipe, seja usando seus favoritos, aqueles que todo mundo usa e jura de pés juntos que são os melhores, pegando emprestada a sugestão que viu na internet e gostou, ou mesmo uma combinação disso tudo. Então, que Pokémon devo usar? Isso fica totalmente a sua escolha. É óbvio que, se for jogar competitivamente, você não vai escolher um Dunsparce da vida.(mesmo que ele seja seu favorito)



"Strong Pokémon. Weak Pokémon. That is only the selfish perception of people. Truly skilled trainers should try to win with their favourites." – Karen, Elite 4

A melhor maneira de começar é escolhendo um Pokémon e criar uma equipe ao redor dele, assim cobrindo suas falhas e elevando seu potencial ao máximo. Mas mesmo assim, você tem que sempre levar em contas todos os fatores do Pokémon, como suas habilidades. Seria suicídio colocar um Shedinja na mesma equipe que um Tyranitar que produz Sandstorm, pois isso resultaria na morte imediata dele. Ou parear um utilizador de Surf com um Pokémon de fogo em Doubles. Ou usar um Dunsparce em qualquer que seja a circunstância(sério, não use um Dunsparce)

Algo muito importante para se levar em conta é a diversidade dos seu moves. Se fosse montar um Eelektross por exemplo, apenas com ataques elétricos, você não teria muito sucesso. A chave é surpreender seu oponente com ataques que ele não esperaria daquele Pokémon, como nesse caso, um Drain Punch.

 
Mas como combinar Pokémon?

Existem 3 tipos principais de equipes: Extremamente ofensivas(Hyper Offense), extremamente defensivas(Stall) ou balanceadas(Balanced). Balanceadas são as mais comuns, e mais fáceis de serem masterizadas, por isso, normalmente é a melhor escolha para quem está apenas começando a jogar competitivamente.
Exemplo de uma equipe bem balanceada
Equipes balanceadas normalmente são constituídas de um ou dois Physical Sweepers, um Special Sweeper, um Special Wall, um Physical Wall, e um suporte. Hypper Offenses normalmente apresentam grande quantidades dos chamados Glass Cannon, que batem forte e rápido. E como já devem saber, Stall são equipes com bastante defesa, entry hazards, e status para lentamente ir destruindo a equipe adversaria.
 Sei que para alguém que está apenas começando, tudo isso pareça intimidador. Mas a internet é sua amiga. Há sites como Serebii, Smogon, Reddit ou Pokémon global link, onde você pode procurar por movesets e pedir ajuda com o que necessitar.

Há também muitas ferramentas que você pode aproveitar. Aqui vai uma lista das mais úteis:


As 3 coisas mais importantes em Pokémon são: treino, pesquisa e mais treino. Descubra quais serão os Pokémon mais frequentemente encontrados, que sets eles normalmente usam, como combate-los, e esteja sempre preparado para o maior número de ameaças possíveis. Sim, eu sei que é impossível combater todos os 719(721 se contar futuros Hoopa e Volcanion), mas sempre crie sua equipe para combater o que você acha que te dará maior dor de cabeça(e o que seus amigos normalmente usam, é sempre bom ganhar de seus amigos =P)

Mas fique atento, muitas equipes que tiveram os melhores Pokémon falharam, enquanto as combinações e estratégias mais estranhas e imprevisíveis prevaleceram. Pense bastante e cheque seus recursos, mas a cima de tudo, tente ser único.

Hora de montar uma equipe!

Estratégias que se complementam são a chave para o sucesso, ou eu diria, a Klefki para o sucesso... (okay, primeiro e último trocadilho com Pokémon), então tente usar isso em sua vantagem. 
Em Double ou Triple battles, os Pokémon devem batalhar em sincronia, seja complementando seus ataques, como o uso de Helping Hand, onde o ataque do parceiro é aumentado, ou mesmo no uso de habilidades. Um Pokémon como Milotic combina bem com digamos, Mega Kangaskhan, pois Kangaskhan(ou qualquer outro Pokémon Físico na verdade) é suscetível a usuários de Intimidate, como Salamance ou Landorus-T. Milotic possui a habilidade Competitive, onde toda vez que um de seus status é diminuído, seu special attack aumenta. Isso afugenta qualquer tentativa de diminuir o ataque do Kangaskhan, enquanto Milotic ainda consegue derrotar esses ditos intimidadores. 



Então, depois dessa aulinha básica, vamos pôr em prática nossos conhecimentos e montar uma equipe. O formato escolhido vai ser para Doubles, (deu a perceber que eu entendo bem melhor do que singles né?) e vamos montar uma equipe ao redor de Mega Lucario e Latios.
Vamos começar pelo início e apresentar nosso Lucario.









Lucario @ Lucarionite
Ability: Inner Focus
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe
Jolly Nature
- Close Combat
- Bullet Punch
-
- Protect

Vamos escolher um set bem básico, com máximo attack e speed, e colocar moves com STAB e prioridade. Close Combat consegue lidar com o tão famoso Mega Kangaskhan, e também com Bisharp, ambos extremamente comuns em doubles. Bullet Punch garante 2HKO(2 hits knock out) em Sylveons. Protect é extremamente importante em doubles, seja para ver o que seu oponente vai fazer(Scout), ou para se proteger de algum golpe que sabe que será direcionado a ele. Deixaremos o terceiro slot livre por enquanto porque ainda não sabemos quais serão os companheiros de equipe.

 






Latios (M) @ Choice Scarf
Ability: Levitate
EVs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe
Modest Nature
- Draco Meteor
- Psychic/Psychock
- Ice Beam
- Energy Ball

Por próximo vem nossa segunda escolha fixa, Latios. Esse pássaro dragão é mais comumente utilizado com Tailwind ou defog, proporcionando maior suporte. Mas escolheremos um set mais ofensivo, com isso já temos nosso Pokémon físico e especial.
Os moves escolhidos são para providenciar a maior cobertura possível. Draco Meteor destrói tudo que não resista, Psychic (ou Psychosk se quiser bater no lado físico) é STAB, Ice Beam garante 1HKO em Landorus Therian e Energy Ball funciona bem com o que o resto não cobre.


Então, antes de escolhermos o próximo Pokémon, temos que notar algumas coisas, a primeira sendo que não conseguimos entrar em campo com um Heatran em jogo, que é um oponente muito comum e forte. E não temos modos de tocar em um Talonflame. Com isso, pensamos que a melhor solução é a nossa Brastemp, Rotom Wash.

 





Rotom-Wash @ Light Clay
Ability: Levitate
EVs: 252 HP / 104 SpA / 120 SpD / 32 Spe
Calm Nature
IVs: 0 Atk
- Hydro Pump
- Thunderbolt/Volt Switch
- Light Screen
- Reflect

Sim, vocês não estão vendo errado. Esse é um Rotom W com Dual Screens. Extremamente inusitado, mas vai ajudar muito essa equipe. Light Clay faz que suas screens durem 8 turnos, o que é insano em doubles, possibilitando várias trocas que antes não seriam possíveis. O investimento no Sp. Attack possibilita nocautear Landorus T com Hydro Pump, e o spread em defesa possibilita sobreviver um Solarbeam do Charizard Y e nocauteá-lo em seguida se ele já estiver ferido. Thunderbolt ou Volt Switch é por preferencia mesmo.

Continuando nossa equipe, vemos que é possível fazer um centro de Drgon, water, fire, que se complementa extremamente bem. O Pokémon escolhido foi Typhlosion, pois sua Hidden Ability recém foi lançada, e ele é meu Pokémon favorito, então por que não?


 




Typhlosion @ Charcoal/ Choice Scarf
Ability: Flash Fire
EVs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe
Timid Nature
- Eruption
- Heat Wave
- Focus Blast
- Protect

  
Esse set garante que typhlosion entre em golpes de fogo e abuse de seu poder aumentado. Focus Blast é o melhor golpe para cobrir adversários que Eruption não cobre. Podemos também optar por Choice Scarf ao invés de Charcoal, então tirando Protect e colocando Hidden Power Grass.

Vendo esse Pokémon, dá para escolher o último move do Lucario. Vendo moveset dele, descobrimos que ele aprende Heal Pulse, o que seria bem estranho de usar normalmente em um Pokémon ofensivo assim, mas que combina bem com Eruption do Typhlosion, sempre deixando ele com vida máxima, e com isso, poder máximo.

Continuando nossa seleção de Pokémon. Equipes de Rain são bem comuns, então precisamos de algo para isso. Ferrothorn é uma ótima solução, o que proporciona uma equipe de Grass, Water, Fire.












Ferrothorn @ Rocky Helmet
Ability: Iron Barbs
EVs: 252 HP / 176 Atk / 80 SpD
Brave Nature
IVs: 0 Spe
- Power Whip
- Gyro Ball
- Leech Seed
- Protect

Esse Ferrothorn, atrás das Screens proporcionadas pelo Rotom, consegue destruir muita coisa, ainda sobrevivendo por muito tempo. 0 Speed é para maximizar o poder de Gyro Ball.


E por último, vamos com Landorus T. Cresselia seria uma boa escolha, tanto ofensiva, quanto defensiva. Se acha que Rain teams serão um problema maior, descarte Landorus T e vá com Cresselia.


 






Landorus-Therian (M) @ Choice Scarf
Ability: Intimidate
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe
Jolly Nature
- Rock Slide
- Earthquake
- U-turn
- Knock Off/Stone Edge
As Screens fazem com que landorus consiga entrar na frente de muitos oponentes, Knock Off sempre é um bom ataque para se ter, conseguindo derrubar o item do oponente, causando grande dano no processo. Earthquake combina bem com Rotom W, e Rock Slide atinge mons que causariam danos para nossos outros membros, enquanto Stone Edge bate mais forte quando o dano disperço do Rock Slide não é necessário.

Sei que está um pouco repetitivo e grande esse post, mas vamos terminar postando a equipe final, ela está no formato do showdown, então se quiserem testá-la, é só copiar e colar!

Lucario @ Lucarionite
Ability: Inner Focus
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe
Jolly Nature
- Close Combat
- Bullet Punch
- Heal Pulse
- Protect

Latios (M) @ Choice Scarf
Ability: Levitate
EVs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe
Modest Nature
- Draco Meteor
- Psychic
- Ice Beam
- Energy Ball

Rotom-Wash @ Light Clay
Ability: Levitate
EVs: 252 HP / 104 SpA / 120 SpD / 32 Spe
Calm Nature
IVs: 0 Atk
- Hydro Pump
- Thunderbolt
- Light Screen
- Reflect

Typhlosion @ Charcoal
Ability: Flash Fire
EVs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe
Timid Nature
- Eruption
- Heat Wave
- Focus Blast
- Protect

Ferrothorn @ Rocky Helmet
Ability: Iron Barbs
EVs: 252 HP / 176 Atk / 80 SpD
Brave Nature
IVs: 0 Spe
- Power Whip
- Gyro Ball
- Leech Seed
- Protect

Landorus-Therian (M) @ Choice Scarf
Ability: Intimidate
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe
Jolly Nature
- Rock Slide
- Earthquake
- U-turn
- Knock Off

Então, agora que você já tem uma equipe em mãos, é hora de testá-la. Se ainda não testou, Pokémon Showdown é uma plataforma excelente para isso. Teste sua equipe, entenda como ela funciona, e veja suas falhas. E jogue, batalhe bastante, esse é o único jeito de melhorar.
Tomara que tenham aprendido pelo menos algo de novo hoje! Espero ver todos no nosso segundo torneio nesse sábado!

P.S: Se estiverem interessados, deixem sugestões de equipes que gostariam de ver montadas nos comentarios. Tentaremos ajudá-los o máximo possível!

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