Bom dia, boa tarde e boa noite a todos. Venho, por
pedido de nosso senhor Dênis, fazer minha primeira postagem aqui no blog, e trazer algumas dicas de como montar seu time.
Com todo o assunto visto nos últimos
posts, aprendemos como funcionam os mecanismos mais importantes de Pokémon, desde
treinamento de EV, até as categorias dos monstrinhos. E agora é hora de colher os frutos desse treinamente e aplicá-los na parte
mais única, divertida(e ao mesmo tempo extremamente estressante), e difícil, a escolha
de uma equipe.
Eu não vim aqui para dizer que Pokémon você deve ou não deve
usar. Meu conhecimento é limitado, não estou a muito tempo no jogo competitivo,
mas vou tentar ajudar da melhor forma que consigo.
Primeiramente, há diversos meios de se montar uma
equipe, seja usando seus favoritos, aqueles que todo mundo usa e jura de pés
juntos que são os melhores, pegando emprestada a sugestão que viu na internet e
gostou, ou mesmo uma combinação disso tudo.
Então, que Pokémon devo usar? Isso fica totalmente a sua escolha. É óbvio
que, se for jogar competitivamente, você não vai escolher um Dunsparce da vida.(mesmo
que ele seja seu favorito)
"Strong Pokémon. Weak Pokémon. That is only the
selfish perception of people. Truly skilled trainers should try to win with
their favourites." – Karen,
Elite 4
A melhor maneira de começar é escolhendo um Pokémon e
criar uma equipe ao redor dele, assim cobrindo suas falhas e elevando seu
potencial ao máximo. Mas mesmo assim, você tem que sempre levar em contas todos
os fatores do Pokémon, como suas habilidades. Seria suicídio colocar um
Shedinja na mesma equipe que um Tyranitar que produz Sandstorm, pois isso
resultaria na morte imediata dele. Ou parear um utilizador de Surf com um
Pokémon de fogo em Doubles. Ou usar um Dunsparce em qualquer que seja a circunstância(sério,
não use um Dunsparce)
Algo muito importante para se levar em conta é a diversidade
dos seu moves. Se fosse montar um Eelektross por exemplo, apenas com ataques
elétricos, você não teria muito sucesso. A chave é surpreender seu oponente com
ataques que ele não esperaria daquele Pokémon, como nesse caso, um Drain Punch.
Mas como combinar Pokémon?
Existem 3 tipos principais de equipes: Extremamente
ofensivas(Hyper Offense), extremamente defensivas(Stall) ou
balanceadas(Balanced). Balanceadas são as mais comuns, e mais fáceis de serem
masterizadas, por isso, normalmente é a melhor escolha para quem está apenas
começando a jogar competitivamente.
Exemplo de uma equipe bem balanceada |
Sei que para
alguém que está apenas começando, tudo isso pareça intimidador. Mas a internet
é sua amiga. Há sites como Serebii, Smogon, Reddit ou Pokémon global link, onde
você pode procurar por movesets e pedir ajuda com o que necessitar.
Há também muitas ferramentas que você pode aproveitar. Aqui vai uma lista das mais úteis:
Há também muitas ferramentas que você pode aproveitar. Aqui vai uma lista das mais úteis:
- Pokémon Showdown, simulador de batalhas
- Damage Calculator
- Construtor de Equipes
- Análise das fraquezas do seu time
As 3 coisas mais importantes em Pokémon são: treino,
pesquisa e mais treino. Descubra quais serão os Pokémon mais frequentemente
encontrados, que sets eles normalmente usam, como combate-los, e esteja sempre
preparado para o maior número de ameaças possíveis. Sim, eu sei que é
impossível combater todos os 719(721 se contar futuros Hoopa e Volcanion), mas
sempre crie sua equipe para combater o que você acha que te dará maior dor de
cabeça(e o que seus amigos normalmente usam, é sempre bom ganhar de seus amigos
=P)
Mas fique atento, muitas equipes que tiveram os melhores Pokémon falharam, enquanto as combinações e estratégias mais estranhas e imprevisíveis prevaleceram. Pense bastante e cheque seus recursos, mas a cima de tudo, tente ser único.
Hora de montar uma equipe!
Estratégias que se complementam são a chave para o
sucesso, ou eu diria, a Klefki para o sucesso... (okay, primeiro e último
trocadilho com Pokémon), então tente usar isso em sua vantagem.
Em Double ou Triple battles, os Pokémon devem batalhar
em sincronia, seja complementando seus ataques, como o uso de Helping Hand,
onde o ataque do parceiro é aumentado, ou mesmo no uso de habilidades. Um
Pokémon como Milotic combina bem com digamos, Mega Kangaskhan, pois
Kangaskhan(ou qualquer outro Pokémon Físico na verdade) é suscetível a usuários
de Intimidate, como Salamance ou Landorus-T. Milotic possui a habilidade Competitive,
onde toda vez que um de seus status é diminuído, seu special attack aumenta.
Isso afugenta qualquer tentativa de diminuir o ataque do Kangaskhan, enquanto
Milotic ainda consegue derrotar esses ditos intimidadores.
Então, depois dessa aulinha básica, vamos pôr em prática
nossos conhecimentos e montar uma equipe. O formato escolhido vai ser para
Doubles, (deu a perceber que eu entendo bem melhor do que singles né?) e vamos
montar uma equipe ao redor de Mega Lucario e Latios.
Vamos começar pelo início e apresentar nosso Lucario.
Lucario @ Lucarionite
Ability:
Inner Focus
EVs: 252 Atk
/ 4 SpD / 252 Spe
Jolly Nature
- Close
Combat
- Bullet
Punch
-
- Protect
Vamos escolher um set bem básico,
com máximo attack e speed, e colocar moves com STAB e prioridade. Close Combat
consegue lidar com o tão famoso Mega Kangaskhan, e também com Bisharp, ambos
extremamente comuns em doubles. Bullet Punch garante 2HKO(2 hits knock out) em
Sylveons. Protect é extremamente importante em doubles, seja para ver o que seu
oponente vai fazer(Scout), ou para
se proteger de algum golpe que sabe que será direcionado a ele. Deixaremos o
terceiro slot livre por enquanto porque ainda não sabemos quais serão os
companheiros de equipe.
Ability:
Levitate
EVs: 252 SpA
/ 4 SpD / 252 Spe
Modest
Nature
- Draco
Meteor
- Psychic/Psychock
- Ice Beam
- Energy Ball
Por próximo vem nossa segunda
escolha fixa, Latios. Esse pássaro dragão é mais comumente utilizado com Tailwind
ou defog, proporcionando maior suporte. Mas escolheremos um set mais ofensivo,
com isso já temos nosso Pokémon físico e especial.
Os moves escolhidos são para
providenciar a maior cobertura possível. Draco Meteor destrói tudo que não
resista, Psychic (ou Psychosk se quiser bater no lado físico) é STAB, Ice Beam
garante 1HKO em Landorus Therian e Energy Ball funciona bem com o que o resto
não cobre.
Então, antes de escolhermos o
próximo Pokémon, temos que notar algumas coisas, a primeira sendo que não
conseguimos entrar em campo com um Heatran em jogo, que é um oponente muito
comum e forte. E não temos modos de tocar em um Talonflame. Com isso, pensamos
que a melhor solução é a nossa Brastemp, Rotom Wash.
Ability:
Levitate
EVs: 252 HP
/ 104 SpA / 120 SpD / 32 Spe
Calm Nature
IVs: 0 Atk
- Hydro Pump
-
Thunderbolt/Volt Switch
- Light Screen
- Reflect
Sim, vocês não estão vendo errado.
Esse é um Rotom W com Dual Screens. Extremamente inusitado, mas vai ajudar
muito essa equipe. Light Clay faz que suas screens durem 8 turnos, o que é
insano em doubles, possibilitando várias trocas que antes não seriam possíveis.
O investimento no Sp. Attack possibilita nocautear Landorus T com Hydro Pump, e
o spread em defesa possibilita sobreviver um Solarbeam do Charizard Y e
nocauteá-lo em seguida se ele já estiver ferido. Thunderbolt ou Volt Switch é
por preferencia mesmo.
Continuando nossa equipe, vemos que
é possível fazer um centro de Drgon, water, fire, que se complementa
extremamente bem. O Pokémon escolhido foi Typhlosion, pois sua Hidden Ability recém
foi lançada, e ele é meu Pokémon favorito, então por que não?
Typhlosion @ Charcoal/ Choice Scarf
Ability:
Flash Fire
EVs: 252 SpA
/ 4 SpD / 252 Spe
Timid Nature
- Eruption
- Heat Wave
- Focus
Blast
- Protect
Esse set garante que typhlosion
entre em golpes de fogo e abuse de seu poder aumentado. Focus Blast é o melhor
golpe para cobrir adversários que Eruption não cobre. Podemos também optar por
Choice Scarf ao invés de Charcoal, então tirando Protect e colocando Hidden
Power Grass.
Vendo esse Pokémon, dá para escolher
o último move do Lucario. Vendo moveset dele, descobrimos que ele aprende Heal
Pulse, o que seria bem estranho de usar normalmente em um Pokémon ofensivo
assim, mas que combina bem com Eruption do Typhlosion, sempre deixando ele com
vida máxima, e com isso, poder máximo.
Continuando nossa seleção de
Pokémon. Equipes de Rain são bem comuns, então precisamos de algo para isso. Ferrothorn
é uma ótima solução, o que proporciona uma equipe de Grass, Water, Fire.
Ferrothorn @ Rocky Helmet
Ability:
Iron Barbs
EVs: 252 HP
/ 176 Atk / 80 SpD
Brave Nature
IVs: 0 Spe
- Power Whip
- Gyro Ball
- Leech Seed
- Protect
Esse Ferrothorn, atrás das Screens
proporcionadas pelo Rotom, consegue destruir muita coisa, ainda sobrevivendo
por muito tempo. 0 Speed é para maximizar o poder de Gyro Ball.
E por último, vamos com Landorus T.
Cresselia seria uma boa escolha, tanto ofensiva, quanto defensiva. Se acha que
Rain teams serão um problema maior, descarte Landorus T e vá com Cresselia.
Ability:
Intimidate
EVs: 252 Atk
/ 4 SpD / 252 Spe
Jolly Nature
- Rock Slide
- Earthquake
- U-turn
- Knock Off/Stone
Edge
As Screens fazem com que landorus consiga entrar na
frente de muitos oponentes, Knock Off sempre é um bom ataque para se ter,
conseguindo derrubar o item do oponente, causando grande dano no processo. Earthquake
combina bem com Rotom W, e Rock Slide atinge mons que causariam danos para
nossos outros membros, enquanto Stone Edge bate mais forte quando o dano
disperço do Rock Slide não é necessário.
Sei que está um pouco repetitivo e grande esse post, mas vamos
terminar postando a equipe final, ela está no formato do showdown, então se
quiserem testá-la, é só copiar e colar!
Lucario @
Lucarionite
Ability:
Inner Focus
EVs: 252 Atk
/ 4 SpD / 252 Spe
Jolly Nature
- Close
Combat
- Bullet
Punch
- Heal Pulse
- Protect
Latios (M) @
Choice Scarf
Ability:
Levitate
EVs: 252 SpA
/ 4 SpD / 252 Spe
Modest
Nature
- Draco
Meteor
- Psychic
- Ice Beam
- Energy
Ball
Rotom-Wash @
Light Clay
Ability:
Levitate
EVs: 252 HP
/ 104 SpA / 120 SpD / 32 Spe
Calm Nature
IVs: 0 Atk
- Hydro Pump
-
Thunderbolt
- Light
Screen
- Reflect
Typhlosion @
Charcoal
Ability:
Flash Fire
EVs: 252 SpA
/ 4 SpD / 252 Spe
Timid Nature
- Eruption
- Heat Wave
- Focus Blast
- Protect
Ferrothorn @
Rocky Helmet
Ability:
Iron Barbs
EVs: 252 HP
/ 176 Atk / 80 SpD
Brave Nature
IVs: 0 Spe
- Power Whip
- Gyro Ball
- Leech Seed
- Protect
Landorus-Therian
(M) @ Choice Scarf
Ability:
Intimidate
EVs: 252 Atk
/ 4 SpD / 252 Spe
Jolly Nature
- Rock Slide
- Earthquake
- U-turn
- Knock Off
Então, agora que você já tem uma equipe em mãos, é
hora de testá-la. Se ainda não testou, Pokémon Showdown é uma plataforma
excelente para isso. Teste sua equipe, entenda como ela funciona, e veja suas
falhas. E jogue, batalhe bastante, esse é o único jeito de melhorar.
Tomara que tenham aprendido pelo menos algo de novo
hoje! Espero ver todos no nosso segundo torneio nesse sábado!
P.S: Se estiverem interessados, deixem sugestões de equipes que gostariam de ver montadas nos comentarios. Tentaremos ajudá-los o máximo possível!
Nenhum comentário:
Postar um comentário