Nada mais emocionante que participar de um torneio Pokémon. Jogar o game principal pode ser desafiador para muita gente, mas ainda está dentro da complexa e limitada inteligência artificial do jogo. Batalhar contra um adversário humano, assim como você, é uma das partes mais desafiadoras de todo o jogo. Como em qualquer jogo multiplayer, devem existir regras a fim de tornar o cenário pvp mais justo e garantir a competitividade. Em Pokémon não poderia ser diferente, visto que é um jogo de escala global e que atinge diversas faixas etárias. Duas regras principais vigoram sobre nosso amado game: VGC e Smogon!
Pois é, pra evitar isso o VGC 2014 (regra mais atual em vigor utilizada pela Nintendo) te permite utilizar somente pokémons nativos de Pokémon X, Y, Omega Ruby e Alpha Sapphire, com exceção de pokémons lendários. Já o Smogon, sistema de regras amplamente utilizado mesmo não sendo oficial, tem um método diferente pra manter o equilíbrio: divide os pokémons em Tiers (basicamente, níveis de poder). Falaremos dessas divisões posteriormente, o importante agora é ter em mente que pokémons serão separados pelas capacidades de combate.
Vamos agora analisar um pouco cada uma dessas regras e mostrar os seus diferenciais. A primeira e principal diferença das duas regras é que as batalhas com Smogon são feitas de modo solo, enquanto em VGC temos batalhas em dupla. Outra diferença importante é a nivelação dos pokémons: enquanto que para Smogon se usa nível 100, em VGC os pokémons são nivelados para o nível 50. Pode não parecer nada, pois todos os pokémons estarão no mesmo nível, mas faz, sim, toda a diferença em alguns casos. Um exemplo clássico é o caso de Abomasnow e Azelf utilizados na quinta geração do game. No nível 100, se o Abomasnow estivesse de Choice Scarf (item que aumenta 50% da speed , porém te prende a um único movimento), fosse Timid e totalmente effortado em speed, alcançaria 360 de speed, sendo superado em 1 ponto por um Azelf effortado em speed com nature neutra para esse status. Já no nível 50 a coisa muda, pois o mesmo Abomasnow Timid de ChoiceScarf conseguiria superar o mesmo Azelf effortado em speed e de nature neutra em 1 ponto, ou seja, temos metagames totalmente diferentes e só observamos a diferença de nível!
Outra diferença está na quantidade de pokémons utilizados. Em Smogon se joga com os 6 pokémons escolhidos para o jogo solo. Já em VGC também entram 6 pokémons, mas somente 4 são escolhidos para entrar no jogo de duplas. Olhando bem tais batalhas, vemos que em VGC não há Stall (causar dano residual enquanto suas defesas o mantém vivo; temos Gliscor como um bom exemplo) ou tempo para se colocar Entry Hazards (Spikes, Toxic Spikes, Stealth Rock, Sticky Web), pois as trocas são poucas e temos mais movimentos ofensivos por turno. Já em Smogon, podemos ver times inteiros baseados em Stall e Entry Hazards.
Existem diferenças entre os movimentos e itens que podem ser utilizados, as chamadas Clauses (Cláusulas), são elas:
Item Clause:
Os pokémons que fazem parte do time NÃO podem ter itens repetidos.
Sleep Clause:
Somente 1 pokémon por vez pode ser colocado para dormir através de moves (Spore, Sleep Powder). Sono auto-induzido, como Rest, não contará. Se um pokémon anteriormente posto pra dormir acordar, outro pokémon (ou o mesmo) poderá ser posto para dormir, desde que não excedido o limite de 1. Sleep através de Ability continua permitido indefinidamente, como Effect Spore (11% de chance de causar sleep ao ser atingido por movimentos que façam contato).
Species Clause:
Em um mesmo time não pode haver pokémon com o mesmo número da National Dex (basicamente, não repita os pokémons).
Evasion Clause:
Abilities ou moves que promovam o aumento da evasão estão banidos. Não confundir com moves que DIMINUEM a precisão, estes continuam a valer.
Moody Clause:
A Ability Moody é banida.
One Hit KO Clause:
Golpes que matam instantaneamente estão banidos, como Fissure, Guillotine, Horn Drill e Sheer Cold.
Existem outras regras especiais, mas, no geral temos as supracitadas como as mais comuns. Em VGC, as regras utilizadas são Item Clause e Special Clause, para tornar o metagame mais diversificado. Em Smogon, temos todas as Clauses citadas exceto Item Clause, onde se podem repetir itens em um mesmo time. Com isso podemos ver que a intenção do metagame Smogon é diminuir a dependência de aleatoriedade (como a chance de um move OHKO acertar ou o aumento da esquiva para dificultar as chances de um inimigo) dada a duração das partidas single 6×6, e, mesmo sendo permitidas em VGC, as partidas double 4×4 são tão rápidas que esses movimentos/estratégias simplesmente não ajudam ou podem até acabar atrapalhando.
Por fim, não há Tiers em VGC, simplesmente podem ser usados somente pokémons nativos do jogo X/Y e ORAS que não sejam lendarios, ou seja, pokémons transferidos de gerações anteriores estão excluídos. Em Smogon temos as famosas Tiers, que dividem os pokémons por níveis de poder independente de serem nativos ou não. Vamos citar as principais Tiers para facilitar o entendimento. Em ordem crescente de poder, temos:
(NU) Nerverused - Pokémon que quase nunca são usados, porém fracos demais para RU.
(RU) Rarelyused - Pokémon muito pouco usados. Essa Tier começou a existir a partir da 5ª Geração.
(BL2) Borderline 2 - Pokémon muito pouco usados, porém fortes demais para RU.
(UU) Underused - Pokémon pouco usados.
(BL) Borderline - Pokémon pouco usados, porém fortes demais para UU.
(OU) Overused - Pokémon muito usados.
(--) Ubers - Pokémon fortes demais para pertencerem a outro Metagame.
Cada Tier pode ter regras próprias, elas serão detalhadas em posts subsequentes.
Evitem criticar cada uma dessas regras, pois as duas são divertidíssimas e tem muita gente por trás delas (principalmente Smogon) para que o jogo fique equilibrado. É isso! Espero que tenham gostado, duvidas,criticas e sugestões nos comentários, também não deixe de curtir nossa pagina no facebook . Vlw pessoal até.
Fontes: Pokémon Center Vida de Treinador O Vicio
Nenhum comentário:
Postar um comentário