sábado, 21 de fevereiro de 2015

CT #01, Como é o Competitivo!

Conversando com algum pessoas do grupo reparei que à vários membros iniciantes que não dominam as manhas do formato competitivo, por isso decidi pesquisar e montar uma serie de posts com aulas e dicas de montagem de times, treinamento e combate.

Então sejam bem vindos ao Centro de Treinamento, primeira aula:



Por que entrar no mundo competitivo de Pokémon?

Essa é uma pergunta que eu ouço muito de amigos que não são familiares com o outro lado de Pokémon, então meio que acabei por criar uma resposta automática em minha cabeça para esse tipo de situação. Basicamente, o cenário competitivo é como a história principal dos jogos, mas com uma dificuldade bem maior e com uma trama que você mesmo escreve.

No competitivo, alguns fatores que são importantes no jogo para obter vantagem contra o oponente tornam-se irrelevantes. Todos jogam nos mesmos níveis, então não há como ficar por cima, todos têm conhecimento instintivo humano e não controlado por uma máquina, e a recompensa é maior do que a fama de ser um "Mestre Pokémon" numa aventura que apenas você irá ver. Aqui, a fama é real.

Mas claro, algumas coisas são parecidas com o jogo em si; não se conquista nada sem esforço e trabalho duro, assim como não deve se esperar uma batalha fácil independente da situação. Cada oponente pode ser uma nova surpresa e uma nova história a se contar, e a maior semelhança de todas é que ambas as modalidades lhe presenteiam com experiência. Claro, cada uma oferecesse seu próprio tipo.



E quais as principais diferenças entre jogar no competitivo e in-game?

Outra dúvida clássica que permeia a base de fãs que deseja começar a jogar a sério é exatamente essa, referente ao que muda entre se aventurar na região do jogo e entre torneios mundo afora. Essa é um pouco mais complexa de se responder e de ser assimilada pelos novatos, então é preciso listar cada diferença e explicar uma a uma.


  • A primeira e mais notável diferença é que a troca de Pokémon não é tão livre como no jogo. Enquanto numa batalha de treinador na aventura é permitido realizar trocas sempre que um monstrinho do oponente é abatido, isso não é possível ao lutar contra outra pessoa. Mesmo que isso pareça limitante, contudo, as trocas (ou "switches") são uma peça fundamental do cenário competitivo, mas isso será explicado em outra aula.



  • A segunda mudança é que o jogador não pode contar com o uso de itens para se salvar. Esqueçam seus Full Restores e X Attacks, nada disso poderá resgatá-lo num confronto competitivo. Na verdade, esse é o principal motivo pelo qual o uso de itens equipados ("Hold Items") são tão essenciais em batalhas sérias, pois são todo o suporte com que seu monstrinho poderá contar quando o calor da batalha estiver nas alturas.



  • A terceira diferença é que algumas estratégias que funcionam no jogo podem não ser tão eficientes quando contra outras pessoas. Pokémon com quatro golpes ofensivos no modo história podem ser eficientes para enfrentar uma vasta variedade de oponentes, mas será muito comum os mesmos monstrinhos terem movimentos de status em seus arsenais, sejam de suporte próprio, alheio ou mesmo para prejudicar o oponente.



  • Por fim, a última diferença notável é que a aventura não para. Enquanto no jogo você está refém da história, da trama e dos desafios aos ginásios e à liga, quando se joga no competitivo, o céu é o limite. Sempre haverá alguém novo para se enfrentar, um novo desafio a ser superado, algo novo para se aprender. Se acha que basta saber como todos os golpes funcionam ou todas as relações entre tipos, está enganado. A ação começa quando tudo isso é colocado à prova.

Espero que tenham gostado desse post; essa foi uma matéria retirada do site Nintendo Blast, bem postem duvidas,criticas e sugestões nos comentários, também não deixe de curtir nossa pagina no facebook . Vlw pessoal até.

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