terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

CT #03, Como Treinar Pokémons, Conceitos Básicos de Nature, EV's e IV's

Na nossa ultima aula aprendemos quais os papeis de um pokemon dentro da equipe, e como escolher os monstrinhos para seu time. Hoje vamos aprender os conceitos básicos de treinamento, o que são IV's, o que são EV's, como Nature influencia no pokemon, esses conceitos serão importantes para que possamos explorar melhor os papeis dos pokémons no time.

O que é Nature?

Dentro da história, as Natures são a personalidade de cada Pokémon, porém, como queremos uma análise competitiva básica, a Nature serve pra você “pegar emprestado permanentemente” 10% de um atributo menos útil para aquele Pokémon e colocar em um mais útil. Sim, ela reduz 10% de um atributo e aumenta 10% de outro. Existem 25 natures, porém 5 fogem a regra, elas não aumentam e nem diminuem nada, são neutras. Um fato interessante é que o valor de HP não entra nessa história, ele é independente, nunca é modificado pela Nature.

Veja lista de natures:


Mas fique tranquilo: Você não precisa decorar essa tabela para saber qual atributo seu Pokémon perdeu ou ganhou. Desde HeartGold e SoulSilver, temos uma colher de chá da Game Freak! O nome do atributo aumentado sempre será vermelho e o atributo reduzido é azul. Assim, o Goodra abaixo tem a Nature Lonely!


Se você ainda não entendeu o motivo da importância da Nature para um Pokémon, eu vou te dar um exemplo: Você tem um Garchomp como seu Sweeper físico, logo todos os seus golpes ofensivos são físicos, isso quer dizer que ele não precisa de Special Attack, logo, investir em Attack é o mais certo. Para ele, a nature mais correta seria Adamant, pois ela tira 10% de Special Attack e empresta para o Attack, logo, seu Garchomp será 10% mais ofensivo do que um Garchomp neutro e isso em uma batalha pode ser a diferença! As natures podem decidir um jogo, seja por um investimento em um atributo ofensivo, defensivo ou até mesmo em velocidade. Escolher a nature certa é o primeiro passo para criar um pokemon forte em sua função.


Agora aos Individual Values (IVs)

Você e seu amigo tem um Garchomp Adamant cada um, ambos no nível 100, porém você olha o resumo dele e vê que o Garchomp dele tem ataque 394, o seu não. Como pode isso? Simples, existem valores individuais (IVs) que fazem um Pokémon ser diferente do outro, eles são números escondidos que são definidos quando um Pokémon é capturado ou obtido por um cruzamento. Cada atributo tem um valor de IV para si ou seja cada pokemon tem 6 valores de IV. 
Os IVs variam de 0 a 31, pode parecer pouca coisa, mas pra você ter ideia, no level 50, a diferença é de 16 pontos em um atributo entre um Pokémon com IV 0 e outro com IV 31. E isso é uma grande diferença!
Além de variar o poder de cada atributo, os IVs ainda determinam o Hidden Power (veremos isso mais adiante)

Tem como saber quais os IVs de cada Pokémon que eu tenho? Sim, existe um Juiz de IVs que pode te dar uma mão dentro do jogo, ele é encontrado no Centro Pokémon de Kiloude City (X/Y) ou no Centro Pokémon do Battle Resort (ORAS). 

Ao mostrar um Pokémon para o IV Judge ele iniciara um dialogo de acordo com os IV's desse Pokémon, segue abaixo uma imagem com tradução:




E finalmente o que são Effort Values (EVs)!

Podemos traduzir como Valor de Esforço. Digamos que o seu Garchomp tem level 100, nature Adamant e IV 31 em Ataque, porém, seu amigo ainda tem um ataque maior. O que falta?
A grande diferença está em como você treinou seu Pokémon, dar Rare Candy para ele até chegar no nível 100 não vai fazer dele um Pokémon bom, ele precisa treinar EV's,
Toda vez que você vence um Pokémon, alem dos pontos de experiencia eles te dão uma recompensa, esses pontos de recompensa são os EV's. Cada Pokemon concede um tipo de EV e uma quantidade predeterminados ao ser derrotado. Ex: Pikachu concede 2 Speed Point(s) , Raichu concede 3 Speed Point(s), Wurmple concede 1 HP Point, etc.
 Conforme seu Pokémon vai derrotando  monstrinhos selvagens ele vai acumulando EV's em seus respectivos atributos em até o máximo de 252 por atributo e 510  no total geral. 
Ta mais e pra que serve isso? Bem  cada 4 EVs de um tipo, você ganha 1 ponto de atributo (se voce tem 252 em Ataque no lv100  esse atributo terá 63 pontos a mais do que um Pokemon não effortado nesse atributo).

Claro que existem várias formas de distribuir EVs e isso vai de acordo com sua estratégia e função do Pokémon no time, métodos de treinamento EV's serão discutidos em posts futuros.

Espero que tenham gostado da matéria pessoal ela foi retirada do site O Vicio, Duvidas, criticas e sugestões nos comentários, também não deixe de curtir nossa pagina no facebook . Vlw pessoal até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário