terça-feira, 10 de março de 2015

CT #11, Predict! Lendo a Mente do Adversário.

E ai, treinando muito, time pronto pokémons treinados? Então, podem ir se ajeitando na cadeira e se preparando para a aula, pois hoje precisarei de um nível de atenção redobrado dos senhores e senhoras. O motivo? O assunto de hoje é extremamente delicado, e é uma das partes mais importantes e fundamentais do cenário competitivo de Pokémon, nos instruindo a respeito da habilidade de predizer o que um oponente pode fazer durante uma batalha.

O poder da previsão

Não é exclusiva de Pokémon a ideia de que: se você for capaz de prever os movimentos do seu inimigo, a vitória estará ao seu lado. Aliás, isso já foi dito por Sun Tzu também, em A Arte da Guerra: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo e nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.”

É com base nesse raciocínio que entra em ação o que chamamos de predict, a habilidade de conhecer o adversário e de estar um passo à frente dele no momento de selecionar o seu movimento. Se você for capaz de conhecer o oponente, saberá o que fazer para ficar um passo à frente, o que pode nulificar um golpe mortal, ou como atingir um golpe específico num Pokémon adversário. Basta ter pleno entendimento do que está ao seu alcance, se conhecer e conhecer o inimigo.

De qualquer maneira, a principal pergunta que me fazem quando toco nesse assunto é: “E como eu vou praticar o meu predict?”. Eu sinto dizer, mas, infelizmente, não há uma maneira fácil de conseguir isso. O principal é a experiência; conforme você combate diversos adversários diferentes, você começa a aprender sobre como o senso comum funciona em determinadas situações, algo que torna muito simples a ação de prever como o adversário pode agir em uma dada posição. Muitas vezes é o caso de se perguntar: “O que eu faria no lugar dele?”.

“Mas como Thunderbolts eu vou decifrar o meu oponente? Quero dizer, eu vou enfrentar ele agora e talvez nunca mais o veja, e a maioria das lutas do competitivo são assim!” Tenha calma meu jovem. Sim, isso é um fato, você raramente enfrentará uma pessoa duas vezes se ela não for do seu círculo de amizades ou se ela não frequenta os mesmos torneios que você, mas aí eu lhe pergunto: “Quem disse que é para decifrar o que o treinador vai fazer?”. Tá, eu acabei de, pelo menos aparentemente, me contradizer, mas vocês vão entender tudo em alguns instantes.


Treino Básico: prevendo ataques e trocas

O oponente é um treinador, mas o que ele tem em campo é um Pokémon, e se você souber do que esse Pokémon é capaz, você saberá as opções que o seu adversário tem. É neste ponto que entra a experiência, pois, depois de já ter enfrentado muitos oponentes e de ver como eles agem, você pode mais facilmente saber o que determinados monstrinhos, dentre os mais usados, são capazes de fazer, assim ficando melhor preparado para uma próxima vez que você os encontrar.
Por exemplo, vamos supor que você tenha em campo um Ferrothorn e que o seu oponente colocou um Charizard. O seu Pokémon possui fraqueza quadruplicada contra o tipo Fire, o que o torna uma presa fácil para o adversário. Nisso, o instinto básico do inimigo será de atacar com um golpe de fogo, pois isso irá eliminá-lo rapidamente, mas se você for capaz de prever isso, poderá trocar* para um Pokémon que resista ao ataque do inimigo, assim ganhando tempo e momentum na batalha.


Saber a hora de recuar: é chamado switch o ato de trocar de Pokémon durante a batalha. Enquanto parece algo simples, no modo competitivo o switch tem importância fundamental em todos os confrontos, pois ele é a principal arma do predict. Ao prever como o seu adversário vai atacar, isso pode te dar uma chance de colocar um Pokémon que resista, seja imune ou possa tirar proveito do golpe que você antecipou, o que deixa o oponente numa situação desfavorável em campo. Sempre saiba o momento certo de trocar!





Também pode haver o caso de o oponente se ver numa situação desagradável e acabar querendo trocar de Pokémon, e novamente, esta pode ser uma boa oportunidade para se fazer uso de suas habilidades em predict. Usando o exemplo do Ferrothorn e Charizard, o adversário, nesta situação, pode achar que você com certeza irá fugir, e assim, pode preparar um outro golpe ou mesmo uma troca, justamente para se aproveitar que você deu essa brecha ao fazer o switch. Nisso, começa então um confronto de predictions, um complexo jogo mental que é a verdadeira arte do Pokémon competitivo.

Além disso, existem movimentos que funcionam muito bem quando combinados com predictions, e são justamente os movimentos que já abordamos em aulas anteriores: os Set Up Moves e os Trapper Attacks. Os primeiros podem ser usados quando a situação for lhe garantir que o oponente irá trocar, e os segundos (Sucker Punch e Pursuit) são perfeitos para quando é possível definir se o adversário vai atacar ou fugir!

Mas, é claro, esse jogo mental formado pelo confronto entre predictions pode ser bem desgastante e, se os dois jogadores tiverem níveis equivalentes de experiência neste ponto, os confrontos podem ser infindáveis ou definidos por um mínimo deslize ou surto de sorte/azar. É para tentar sanar isso que precisaremos de um treinamento mais complexo, que fortaleça as bases e a estrutura deste assunto.


Treino Avançado: manipulando o oponente

Convenhamos, fica muito fácil adivinhar o que um oponente irá fazer quando você o está induzindo a tomar certas decisões. É partindo deste pressuposto que se aprende a fazer um outro tipo de predict, que envolve forçar o oponente a fazer o que você quer. Este método é bem mais difícil de ser usado que o primeiro, pois, para tal, é preciso que o jogador seja ótimo em estratégias de jogos mentais. Mas dominar esta técnica é algo muito recompensante quando se consegue fazer com que o adversário jogue exatamente do jeito que você quer que ele jogue.

Para começar, é preciso saber criar uma isca. Um exemplo bem comum disso seria usar um mesmo ataque repetidas vezes para fazer com que o inimigo pense que você possui um item Choice no seu Pokémon, algo que o pegaria de surpresa quando ele visse o adversário trocar de movimento. É claro, que essa situação tem uma chance bem remota de acontecer, mas a uso apenas para passar a ideia do que deve ser feito para manipular o oponente: jogar uma isca.

Aliás, é aqui que costumam entrar os Pivots, os últimos membros daquela lista da nossa segunda aula, que têm grande importância no cenário competitivo − tanto que a grande maioria dos times possui um. Os Pivots costumam ser as “ferramentas do predict”, servindo, principalmente, para entrar em campo e evitar maiores problemas, e saindo assim que o problema em questão for contornado, assim garantindo momentum ao seu time. Ficou confuso? Vamos explicar de outra forma.

O seu oponente está atacando com um Scizor, distribuindo potentes Bullet Punches por aí. Nisso, você troca para Rotom-Wash, um Pivot defensivo muito eficaz por suas muitas resistências, poucas fraquezas e stats muito equilibrados, e que, além disso, ainda possui acesso a ataques que prejudicam pesadamente o adversário, como Will-o-Wisp e Thunder Wave. Com o risco de ter seu atacante em estado Burned, o adversário recua o Scizor, e você, prevendo isso, pode recuar também para outro Pokémon que não poderia entrar com um Bug/Steel em campo − seja por switch ou através do movimento Volt Switch. Um Pivot ofensivo funcionaria de maneira semelhante, mas ameaçando o adversário por sua pura força ofensiva.

Um é pouco, dois é bom: assim como o switch é extremamente eficaz com o predict básico, no modo avançado ele é melhor ainda. Uma técnica comum em combates mais profissionais é o Double Switch, literalmente uma troca dupla. Através deste artifício, o jogador pode fazer uma troca para um Pokémon que intimide seu oponente com uma boa resistência ou ofensiva, forçando-o também a trocar logo em seguida, e assim, o jogador pode trocar novamente para um novo, que também tenha vantagem contra o novo Pokémon do adversário. Isso se torna mais simples quando se tem acesso a um Pivot que tenha Volt Switch, U-Turn ou Parting Shot, para garantir uma troca segura e para um Pokémon que tenha vantagem contra o oponente!

Elaborar seu Pivot não é muito difícil, já que ele costuma ter mais do que apenas uma função, podendo ser ofensivo ou defensivo. Em ambos os casos é necessário que o tipo do Pokémon escolhido tenha muitas resistências, para poder entrar em campo quando for necessário. Quanto as Natures e aos EVs, os mesmos modelos de Sweepers e Walls se aplicam. Não há muito mistério na elaboração de seu Pivot, basta ter um bom tipo defensivo e que seu treinador saiba usá-lo. Ah! Volt Switch, U-Turn e o novato Parting Shot também são muito úteis!

Quanto aos itens, Leftovers costuma ser muito bom para os Pivots defensivos, pois aumenta sua longevidade. Outra opção comum em ambos os casos é o Choice Scarf, que é extremamente eficiente combinado com o uso dos golpes de troca, e que ainda garantem velocidade para os Pivots ofensivos e possibilitam uma maneira de complicar seus oponentes com movimentos como Trick, prendendo o adversário num único ataque − o que garante ainda mais oportunidades de predict!

Infelizmente, não há muito mais o que ser dito sobre as predictions, já que boa parte disso não se aprende lendo, e sim através da prática. Então, tomem o que foi aprendido aqui e vão para o campo de batalha, aprendam mais sobre seus Pokémon e seus oponentes, e só voltem quando já souberem o que fazer ao ver um Scizor do outro lado do campo de batalha. Dispensados.

Essa matéria foi retirada do site Nintendo Blast, duvidas, criticas ou sugestões postem nos comentários, curta também nossa fan page  no Facebook

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